Município reforça compromisso com o fortalecimento do Suas e marca presença no debate estadual
Coreaú esteve presente na 16ª Conferência Estadual da Assistência Social, realizada nesta quinta-feira (25), em Fortaleza, no Hotel Praia Centro. O município foi representado por Débora Carla Pereira de Oliveira, representando os trabalhadores do SUAS, e por André Ferreira, representando a organização governamental.
A conferência, promovida pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/CE) e pela Secretaria da Proteção Social (SPS), tem como objetivo celebrar os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e refletir sobre sua trajetória, conquistas e desafios. O evento reúne gestores, trabalhadores, conselheiros, representantes da sociedade civil e usuários dos serviços socioassistenciais de todos os 184 municípios do Ceará.
Além de avaliar os avanços obtidos ao longo das duas últimas décadas, a conferência também busca construir propostas para o fortalecimento e aperfeiçoamento do Suas. Nesta edição, os participantes trabalham em cinco eixos temáticos, que irão subsidiar a elaboração do III Plano Decenal da Assistência Social, previsto para ser lançado em 2026.
Entre os principais temas debatidos estão a universalização e o aprimoramento do sistema; a integração de benefícios e serviços; a gestão democrática e a sustentabilidade financeira do Suas.
Para a coordenadora da Gestão do Sistema Único de Assistência Social do Ceará, Célia Melo, o encontro representa um espaço fundamental de diálogo e construção coletiva. "A conferência é o momento de conferir todos os avanços e desafios que a política de assistência social teve no Estado do Ceará e também de propor diretrizes para avançar nessa política pública. É um momento de grande relevância para o Estado do Ceará e também de celebração do Suas, que está comemorando 20 anos", destacou.
Com a participação ativa de Coreaú, o município reafirma seu compromisso com o fortalecimento da assistência social e a garantia de direitos à população, contribuindo para o debate estadual e para a construção de políticas mais inclusivas e eficazes.