Programa Dignidade Menstrual oferece absorventes gratuitos para população em situação de vulnerabilidade
Desde o último mês de janeiro, a população em situação de vulnerabilidade de Coreaú está sendo beneficiada com a distribuição gratuita de absorventes, uma iniciativa integrante do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do Governo Federal. O objetivo é combater as dificuldades enfrentadas devido à chamada "pobreza menstrual".
A Prefeitura de Coreaú destaca a importância dessa ação que visa atender às necessidades básicas das mulheres em idade menstrual que se encontram em condições socioeconômicas desfavoráveis. O acesso aos absorventes é intermediado pelo aplicativo Meu SUS Digital, onde os beneficiários devem gerar uma autorização antes de dirigirem-se a uma das farmácias credenciadas.
A oferta de absorventes é direcionada a diferentes grupos, incluindo estudantes da rede pública de baixa renda, pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema, além da população recolhida em unidades do sistema prisional.
A cartilha recentemente lançada, intitulada "Programa Dignidade Menstrual - um ciclo de respeito", fornece informações detalhadas sobre como acessar o benefício, os pré-requisitos para participar, locais e quantidades permitidas para a retirada dos absorventes. Todo o material educativo está disponível no portal do Ministério da Saúde.
Quem pode participar em Coreaú:
- Pessoas com idade entre 10 e 49 anos inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal.
- Estar em situação de vulnerabilidade social extrema (renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa).
- Ser estudante da rede pública de ensino e de baixa renda (meio salário mínimo).
- Estar em situação de rua, sem limite de renda.
Documentos necessários para retirar os absorventes:
- Autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital.
- Documento de identidade com foto e CPF.
A Prefeitura de Coreaú reforça que em caso de dificuldades de acesso ao programa, a população pode procurar ajuda no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo. Os profissionais dos CRAS estarão aptos a oferecer orientações e, se necessário, imprimir a autorização do Programa Dignidade Menstrual.
Outros canais de auxílio incluem o Disque Saúde 136, e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), escolas da rede pública de ensino fundamental e médio, centros de acolhimento, bem como outros estabelecimentos públicos que atendam mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Em caso de dúvidas, a população de Coreaú é orientada a procurar o CRAS mais próximo para obter informações e assistência adequada. A Prefeitura ressalta o compromisso em garantir o acesso a produtos de higiene menstrual, promovendo assim a saúde e a dignidade das mulheres em situação de vulnerabilidade no município.