NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agricultura Há 6 dia(s)

GARANTIA SAFRA: MAIS DE 370 PRODUTORES COREAUENSES BENEFICIADOS

Coreaú receberá um montante de mais de R$ 440.000,00 de auxílio aos produtores e produtoras rurais cadastrados nos programa no período 2023/2024

#Saúde Há 8 dia(s)

Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE).

A Secretária da Saúde, Elizângela Mesquita, participa durante os dias 14 e 17/04 do XXI [...]

#Educação Há 8 dia(s)

Curso de Formação do Programa Escola de Tempo Integral/MEC/Regional Nordeste.

A Gerente Municipal do PAIC Integral Lucineide Souza, participou ontem (15/04), em Forta [...]

#AssistênciaSocial Há 8 dia(s)

Cadastro Único

COMUNICADO CADASTRO ÚNICO A STDS de Coreaú informa que os atendimentos do Cada [...]

#AssistênciaSocial Há 17 dia(s)

Elaboração do Plano Operativo do Cadastro Único

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) em parceria com a Secretaria da [...]

#Educação Há 19 dia(s)

Reunião com os professores e gestão escolar da Escola Municipal Pedro Conrado.

O Secretário Municipal da Educação de Coreaú/CE reuniu-se ontem com os professores e ges [...]

#Saúde Há 19 dia(s)

Ações de educação em saúde, na Escola Municipal Coração de Jesus.

No dia (06/04), na Escola Municipal Coração de Jesus, localizada no distrito de Aroeiras [...]

#MeioAmbiente Há 19 dia(s)

Encerramento da Festa Anual das Árvores, com a Ação “Troque o Plástico pela Vida.”

A Secretaria do Meio Ambiente de Coreaú realizou neste Sábado, dia 06 de Abril, encerram [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito